O CLUBE

HISTÓRIA

 

O Clube das Quintas tem sua história bastante relacionada com a colonização inglesa no bairro que lhe deu o nome. Com quase 120 aos de história (foi inaugurado por volta de junho de 1896 pela Mineração Morro Velho - denominada na época Saint Jonh del Rey Mining Company Ltda.), com uma estrutura inicialmente voltada para a preservação da comunidade e da cultura inglesa aqui instaladas. Posteriormente se abrindo ao Staff (Diretoria) da empresa, ano mais tarde a outros níveis de chefia, funcionários, até chegar ao que temos hoje que é aberto a toda comunidade.
 
O nome "Quintas" tem a ver com a denominação da primitiva propriedade onde se insere, a Fazenda chamada "Quintas da Boa Vista". No passado, as áreas no entorno do Clune, e situadas na direção oposta ao centro da cidade eram ocupadas por extensas plantações de hortaliças, atividade também promovida pelos ingleses.
 
Ainda hoje são bastante visíveis alguns sinais da cultura britânica, principalmente a típica arquitetura inglesa das edificações, notadamente observáveis no pavilhão principal.
 
O clube possibilitava a prátiva de esportes de característica britânica, dentre os quais, estão o tênis, squash, badminton, cricket, croquet, bowls, hockey, futebol e as formas de lazer como passeios a cavalo nas montanhas e trilhas da região de Nova Lima e, além disso, eventos como bailes, bingos, jogos de baralhos e comemorações com motivos de influências britânicas como, por exemplo, o Chá das Cinco que era servido todos os domingos e feriados às 5 horas da tarde.
 
O Clube das Quintas tinha, na época, campo de futebol, quadras de têncis (onde hoje é a área da piscina), quadrea de badminton e quadra de squash (sendo a primeira quadra construída na América Latina - Guiness Book - 1994). Havia, também, um campinho de bowls que é um jogo muito parecido com bocha. Todavia, este campinho era plantado com uma grama especial muito fina e cortado bem rente para que as bolas deslizassem com facilidade (bolas estas, que eram vindas da Inglaterra especialmente para o clube). O mesmo campo era também usado para jogar "croquet" que é um jogo onde são usados um taco especial e arcos por onde as bolas deveriam passar.
 
O campo de futebol era usado para jogar "cricket", um jogo parecido com o "baseball" americano e o "hockey" sobre a grama. O equipamento necessário para a prática destes esportes também eram importandos da Inglaterra. Os ingleses costumavam jogar rugby, contando com a participação de alguns brasileiros, assim como futebol.
 
Por ocasião da Copa do Mundo de Futebol, realizada no Brasil no ano de 1950, o famoso esquadrão inglês, o famoso "English Team", considerado na época como um dos melhores do mundo, estece no Clube das Quintas. Mantendo a delegação hospedada em Nova LImas, nas dependências da Mineração Morro Velho, fazia seus treinamentos em nosso campo. O mais interessante desta história é que esta seleção jogou no Independência - BH contra a seleção norte-americana (que por sinal participava pela primeira vez da Copa do Mundo) e perdeu por 1 x 0. Este jogo ficou na história como a maior "zebra" de todas as copas.
 
O clube contribuiu enormemente com a iniciação esportiva de alguns campeões estaduais e até nacionais em algumas modalidades. O primeiro time de pólo aquático brasileiro que participou dos Jogos Mundiais (Olímpicos) contou com dois irmãos, filhos de ingleses, ambos criados em Nova LIma e membros do clube.

DIRETORIA

 

Presidente: Waltencyr Teófilo Jose de Souza 
 
Diretor Administrativo:  Leo Alves de Assis Júnior
 
Diretor Financeiro: Silvério José da Silva 
 
Diretor Social: Everson Sarti
 
Diretor Esportes: Inácio Saldanha Alves
 
Diretor Adm. Juridico: Djalma Farah Clemente
 
Diretor Adm  Eventos: Pedro Paulo dos Santos Caravalho
 
Conselho Fiscal: Leonardo Lima Fernandes
 
Conselho Fiscal: Cléber Alves
 
Conselho Fiscal: Mario Augusto Duarte Nunes
 
Conselho Fiscal: Rui Vieira dos Santos
 
Conselho Deliberativo:
Edivalo Carvalho
Jander Geraldo Ribeiro
Marco Antônio Wardi Melo
Carlos Roberto Alves
Giacomo Volta
Claudio Luis Silva
Romulo Teixeira Bernardo
Fabio Carvalho Gervásio
Jose Oscar da Silva
Vanderlei Silva Correa

ESTATUTO SOCIAL E REGIMENTO INTERNO DO CLUBE

 

CLIQUE E CONHEÇA O NOSSO ESTATUTO SOCIAL.

CLIQUE E CONHEÇA O NOSSO REGIMENTO INTERNO.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO CLUBE

Dias Horario
Segunda-Feira FECHADO
Terça-Feira 08:00 às 22:00 horas
Quarta-Feira 08:00 às 23:00 horas
Quinta -Feira 08:00 às 22:00 horas
Sexta-feira 08:00 às 23:00 horas
Sabado 08:00 às 23:00 horas
Domingo  08:00 às 18:00 horas
Observação:     No Horario de Verão aos domingos o Clube funcionara de 09:00 as 19:00 horas
 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA SAUNA

Dias Masculina  Feminina  Observação
Segunda - Feira  FECHADO 
Terça- Feira FECHADO 
Quarta - Feira 18:00 às 21:00 hs 18:00 às 19:30 hs Mista
Quinta - Feira 18:00 às 21:00 hs 18:00 às 21:00 hs Mista 
Sexta- Feira 18:00 às 21:00 hs 18:00 às 21:00 hs  
Sabado  10:00 às 12:30 hs 16:00 às 17:30  
Sabado  17:30 às 20:00 hs  
Domingo  10:00 às 13:30 hs 10:00 às 13:30  
A sauna feminina sera ligada mediante a solicitação de 0:30 minutos antes, tendo no minimo 2 pessoas
 

PARCEIROS